sábado, 9 de julho de 2011

Gestação é Segura para Mulheres com Esclerose Múltipla

Um estudo publicado na revista Annals of Neurology traz alívio para as mulheres com esclerose múltipla (EM) que desejam engravidar. Os resultados demostraram que mulheres com EM não apresentam problemas significativos durante a gestação em virtude da doença. Esses achados são importantes, pois cerca de 2/3 dos pacientes com esclerose múltipla são mulheres em idade reprodutiva. Os pesquisadores identificaram 432 nascimentos de mulheres com esclerose múltipla e compararam com 2975 nascimentos de mulheres sem a doença. Não houve diferenças quanto à idade gestacional, peso de nascimento ou tipo de parto (natural ou cesário). Como muitas mulheres com esclerose múltipla são obesas, devido à dificuldade em manter um programa de exercícios regulares, há uma maior tendência a complicações gestacionais relacionadas à obesidade nessas mulheres.

2 comentários:

  1. Tive duas gestações após o diagnóstico de EM, uma delas de gêmeos! Realmente, os sintomas regridem durante a gestação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei de ler sobre a sua história, PARABÉNS! Eu tenho um menino q faz 2 anos amanha e estou a pensar seriamente ter outro apesar de também ter EM.

    Beijos e obg.

    ResponderExcluir