domingo, 7 de agosto de 2011

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é a principal causa de neuropatia nos países desenvolvidos e em processo avançado de desenvolvimento. Aproximadamente 60% dos pacientes com diabetes apresentam dano leve a grave dos nervos periféricos, causando sensação anormal ou dor em pés e mãos. Neuropatia diabética grave é a principal causa de amputação de membros inferiores em pacientes diabéticos. A maioria dos diabéticos com neuropatia (90%) apresentam polineuropatia simétrica distal, muitas vezes dolorosa. Ela tipicamente produz perda sensitiva distal em um padrão de meias e luvas, com progressão gradual.
Embora o risco de desenvolver neuropatia aumente com a progressão do diabetes, ela pode ocorrer mesmo em pacientes sem diabetes, quando apenas há intolerância à glicose (glicemia de jejum entre 100 e 126 mg/dl ou glicemia de 2 horas entre 140 e 200 mg/dl no teste de tolerância à glicose).
Embora o diabetes seja a causa mais provável de neuropatia em pacientes com diabetes ou intolerância à glicose, outras causas de neuropatia devem ser consideradas em todos os pacientes com diabetes e sintomas sugestivos de neuropatia periférica, pois uma causa diferente do diabetes tem sido encontrada em metade dos pacientes diabéticos. Vários consensos internacionais recomendam a realização de eletroneuromiografia em todos os pacientes diabéticos com sintomas de neuropatia. Embora esse exame possa identificar a neuropatia, ele não determina a causa. Ela pode, entretanto, determinar as características da neuropatia (axonal x desmielinizante, localização, gravidade, etc), ajudando a estreitar o diagnóstico diferencial. A eletroneuromiografia também é importante para identificar progressão da doença. Como este exame estuda apenas as fibras de grosso calibre, pacientes com envolvimento isolado das fibras finas podem ter neuropatia com eletroneuromiografia normal. Exames laboratoriais também são importantes para identificar uma causa alternativa para a neuropatia em pacientes diabéticos.

2 comentários:

  1. Parabéns, excelente artigo, de fácil entendimento para os leigos e um bom panorama da neuropatia.

    ResponderExcluir
  2. Estou ferrado então! Tenho 46 anos de idade e descobri essa doença a pelo menos 15 anos. Nunca consegui controlar verdadeiramente minha diabetes, mesmo tomando os principais remédio conhecidos. Minha glicemia em jejum fica entre 190 e 205. Atualmente uso glimeperida 5 mg após o desejum e o jantar e glifage xr 500 após o almoço e o jantar. Mas, mesmo assim não tem jeito de baixar. Desde o último dia 6 de setembro desenvolvi dores terríveis e insuportáveis na perna direita (neuropatia diabética), o que baixou minha qualidade de vida sensivelmente! É uma dor contínua em toda extensão da perna, 24 horas por dia e, desde então, não consigo dormir mais do 2 ou 3 horas de sono por noite, mesmo fazendo uso do diazepan 10 mg! Já tomei vários tipos de remédios para combater essa neuropatia (Mionevrix, Piroxivam, Pregabalina, Cloridrato de Amitriptilina, Glibenclamida, Gabapentina, Codein, Paracetamos + fosfato de codeína, Velija) e até algumas injeções, mas nada disso surtiu o efeito desejado, nem sequer algum tipo de alívio. O problema é que a doença está se agravando e essa dor horrível está se alastrando para outras partes do corpo, como a outra perna e também o braço esquerdo!!! O desespero é tal que nem sei mais o que fazer ou a quem recorrer! O principal medo é ter que amputar algum membro...

    ResponderExcluir