quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mitos sobre Enxaqueca

1. A enxaqueca não é uma doença grave

Ao contrário do que se imagina, a enxaqueca não é uma doença banal. Ela intefere seriamente a qualidade de vida dos sofredores. A Organização Mundial de Saúde colocou a enxaqueca entre as doenças mais incapacitantes da humanidade. Ela causa abstenção ao trabalho, diminuição da produtividade, perda de oportunidades profissionais e sociais. Em casos extremos os pacientes podem sofrer complicações médicas graves, como derrame cerebral (AVC), principalmente em mulheres fumantes e usuárias de anticoncepcionais orais.

2. Para ser enxaqueca tem que haver sintomas visuiais

A presença de aura visual como pontos luminosos ou borramento visual ocorre em apenas 15% dos pacientes com enxaqueca. A grande maioria dos pacientes não apresenta aura antes das crises.

3. Qualquer dor de cabeça é enxaqueca

Embora seja a causa mais comum de cefaléia incapacitante, a enxaqueca é apenas uma das mais de 150 diferentes formas de cefaléia catalogadas pela Sociedade Internacional de Cefaléias. Suas características mais marcantes incluem o aspecto pulsátil, uni ou bilateral, associada a náuseas e algumas vezes vômitos, sensibilidade à luz ou ao barulho e intolerância a odores fortes. Com frequência piora com atividades corriqueiras como subir escadas ou levantar peso. As dores duram de 4 a 72 horas, quando não tratadas. História familiar é muito frequente, mas não obrigatória. Em mulheres pode haver uma forte associação com as menstruações.

4. Exames de imagem são essenciais para o diagnóstico

Nos casos típicos os exames de imagem são normais e não ajudam no diagnóstico. Uma boa história clínica e um exame neurológico cuidadoso são suficientes para o diagnóstico na grande maioria dos pacientes. Os exames serão necessários apenas nos casos atípicos ou quando houver alguma anormalidade no exame neurológico. Exames de tomografia computadorizada são muito populares entre médicos e pacientes e devem ser evitados em casos típicos, pois além de serem inúteis, estão associados com elevadas doses de radiação e um risco potencial, principalmente para crianças e jovens.

5. Dor de cabeça é problema de visão

É muito comum que pacientes procurem o oftalmologista quando sentem dores de cabeça por acharem que a dor é causada por problemas de visão e sinônimo de indicação de óculos. Muitos pacientes procuram o neurologista apenas após começarem a usar óculos e descobrirem que suas dores continuam. Embora algumas doenças oculares como glaucoma e uveíte possam causar cefaléia, os defeitos de refração como mioptia, hipermetropia e presbiopia não causam cefaléia. Em casos excepcionais, principalmente em crianças, o astigmatismo pode causar cefaléia, mas que é diferente da enxaqueca.

6. Dor de cabeça crônica é sinusite

Muitas pessoas que sofrem de cefaléia crônica são diagnosticadas como portadoras de sinusite, impossibilitando o tratamento correto e aumentando o sofrimento. As sinusites crônicas raramente causam dor de cabeça. Já as sinusites agudas com frequência se associam com cefaléia, mas geralmente estão associadas com febre, obstrução nasal, descarga nasal amarelada e espessa e mal estar geral. Raramente duram mais que duas semanas, mesmo quando não tratadas. O fato de muitos pacientes com enxaqueca teram sintomas de obstrução nasal durante as crises aumenta ainda mais a confusão. A verdade é que estudos mostram que 9 em cada 10 pessoas que tem diagnóstico de sinusite para cefaléias crônicas ou recorrentes tem, de fato, enxaqueca.

7. Enxaqueca é problema do fígado

Como muitos pacientes com enxaqueca apresentam náuseas e vômitos durante suas crises e tenham gastroparesia (dificuldade de esvaziar o estômago) e associação de crises com alguns alimentos, a associação com doenças do fígado e do estômago é inevitável. Entretanto, tanto as náuseas como os vômitos e a gastroparesia são sintomas gerados pelas substâncias liberadas pelo cérebro durante a crise.

8. Analgésicos em auto-medicação resolvem o problema

Esse conceito é disseminado entre a população e é muito perigoso. Como a enxaqueca é uma doença progressiva em muitos casos, o sofredor da doença tende a abusar de analgésicos, cada vez mais fortes e com maior frequência. Essa atitude tende a cronificar a dor, causando cefaléia diária ou quase diária, causando grande transtorno e incapacidade aos pacientes. Mesmo analgésicos comuns, de venda livre nas farmácias podem causar cronificação da cefaléia. Menos de 3 meses de uso de mais de 2 pílulas de analgésicos por semana pode ser suficiente para cronificar a cefaléia. Propagandas na mídia do tipo "Tomou Doril, a dor sumiu" deveriam ser banidas. Sempre que tiver cefaléias frequentes, necessitando o uso periódico de analgésicos de qualquer tipo, procure um neurologista. Ele é o profissional mais preparado para ajudá-lo.

9. Qualquer médico irá reconhecer e tratar apropriadamente a enxaqueca

Embora seja uma doença muito comum (afeta 18% das mulheres e 6% dos homens), a enxaqueca é uma das doenças mais subdiagnosticadas da medicina. Aproximadamente 60% das mulheres e 70% dos homens com enxaqueca nunca foram diagnosticados pelos seus médicos. A falta de familiaridade dos médicos não especialistas com enxaqueca atrasa o diagnóstico e perpetua o sofrimento dos pacientes. A prática generalizada de prescrever analgésicos como sintomáticos para as dores, sem se preocupar com o tratamento profilático das crises, aumenta consideravelmente o risco de abuso de analgésicos e cronificação da dor.

Um comentário:

  1. Às vezes pensamos que uma dor de cabeça é passageira e logo,logo vai nos deixar em paz.Porém uma dor de cabeça pode ser um alerta de que algo está errado e indicar algo mais grave.Por isso quero deixar o alerta para quem passar por aqui.Não fiquem se auto medicando,procurem um médico para verificar o real motivo da dor.
    Melhor ainda se houver a possibilidade de ser acompanhado por um único médico,que possa dar um atendimento continuado,coisa que dificilmente acontece no SUS.
    Para aproveitar vou deixar um link que pode ajudar na busca por um médico.

    http://bit.ly/bdk4I7

    ResponderExcluir