sábado, 7 de agosto de 2010

Suplementação de Vitaminas do Complexo B não Diminui Risco Vascular após AVC

Estudos epidemiológicos encontraram que há uma relação entre elevados níveis de homocisteína e doenças vasculares (AVC e infarto do miocárdio). A homocisteína é um precursor da vitamina B12 e ácido fólico. Ela tende a aumentar em casos de deficiência dessas vitaminas, particularmente do ácido fólico. A suplementação de vitaminas do complexo B e ácido fólico foram recomendadas por muito tempo para prevenir novos eventos vasculares (AVC, infarto do miocárdio ou morte súbita) em pacientes que haviam sofrido um AVC prévio e tinham elevados níveis séricos de homocisteína. Entretanto, o estudo VITATOPS (vitamins to prevent stroke)publicado online em 4 de agosto de 2010 na revista Lancet Neurology é mais um dos diversos estudos que não foram capazes de encontrar benefício na suplementação de vitaminas do complexo B para pacientes com história de AVC (mesmo quando a homocisteína está elevada). O VITATOPS é um estudo randomizado, duplo-cego e controlado com placebo (estudo com alto rigor metodológico) que icluiu mais de 8 mil pacientes de 20 países para receber uma combinação de ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12 ou placebo. Os pesquisadores não encontraram uma relação positiva entre diminuição dos níveis de homocisteína pela reposição vitamínica e o risco futuro de novos eventos vasculares. A falta de aderência e o segmento incompleto dos pacientes são as principais limitações desse estudo. Os autores também ressaltam que o tempo de segmento (2,8 anos) pode não ter sido longo o suficiente para dar poder estatístico ao estudo. Embora outros estudos anteriores também tenham sido negativos, ainda não se pode descartar completamente um possível efeito benéfico da suplementação vitamínica nos pacientes com homocisteína elevada até que os demais estudos sobre o assunto que estão em andamento tenham seus resultados publicados.

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Meu pai sofre ha poucos dias um AVC esquemico.
    Ele acordou e sentiu a mão dormente. Então percebeu que os dedos da mão direita não estavam respondendo corretamente.
    Foi pro hospital, fez tomografia e então a medica detectou que havia uma, segundo ela, gordura obstruindo uma veia da cabeça.
    O único problema que ele tem é colesterol um pouco mais alto que o normal, mais nunca chegou a uma taxa alarmante.
    Pois bem, ele ficou internado no hospital por aproximadamente uma semana e meia, neste período fez diversos exames.
    Por fim, os médicos não souberam explicar o que realmente causou o AVC, pois meu pai sempre foi muito saudável, e não tem histórico de alguma doença relacionada a este problema.
    Os médicos deram alta para ele, receitou que ele tomasse AS e um remédio para colesterol e encaminhou que fizesse fisioterapia para a mão.

    Doutor, gostaria de saber se você teria alguma observação a fazer, ou alguma orientação. Estou apreensivo com o estado do meu pai.
    Fiquei com a sensação que faltou uma posição melhor dos médicos que trataram o caso dele.

    Qualquer dica, opinião ou conselho ja será de grande ajuda.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir